Porquê o Overdrive ou Overdriven acontece em um amplificador de guitarra ?


Desmistificando um amplificador overdriven.

Vamos desmistificar algumas coisas que sempre me perguntam. Overdrive ou Overdriven em um amplificador, acontece porque um amplificador de guitarra realmente tem dois estágios de amplificação : Pré amplificador e Amplificador ou Power. A fase de pré-amplificador é o primeiro estágio de um amplificador de potência antes do Amplificador ou Power.
guitarratecnica.com - Desmistificar amplificador
Pensem num amplificador composto da seguinte forma: O pré-amplificador é o "centro de controle" implementando controle de tonalidade, filtros, etc... já o amplificador (de potência ou power) é o que alimenta os alto-falantes, pegando o sinal do Pré-Amp e efetivamente amplificando a saída.

Ajustando o volume da fase de pré-amplificação ao máximo, nós estamos sobrecarregando (overdriven ou overloading) o circuito de entrada do amplificador de potência (power) e fazendo com que a distorção aconteça naturalmente.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Um AMPLIFICADOR é composto de um PRÉ-AMP e um POWERAMP.

Os efeitos desta sobrecarga nem sempre são desejáveis ao timbre alcançado. O volume que estabelecemos em cada etapa de amplificação é chamado de "GANHO".

Existem muitas tonalidades diferentes que podem ser alcançadas por uma sobrecarga dos circuítos dos amplificadores com diferentes tipos de componentes, sendo ele um Solid State Amp (Transistorizado) ou Tube Amp (Valvulado).

Nota:
  • Amp Valvulado = Pré-Amplificador Valvulado + Power Valvulado
  • Amp Pré-Valvulado = Pré-Amplificador Valvulado + Power Transistorizado

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !