7 Dicas para um bom timbre


O timbre dos sonhos - com 7 dicas que você pode implementar agora !

Muitos guitarristas, inclusive eu, têm lutado para encontrar um bom timbre. Depois de procurar e fazer várias pesquisas eu tentei mudar várias coisas em minhas guitarras e amplificadores que fazem uma diferença muito maior no timbre do que nós pensamos. Entretanto, de volta as bases, eu consegui encontrar algo muito próximo ao que eu gosto de ouvir.


Para um bom timbre:

1. Não corte os médios totalmente (sim, eu sei que muita gente já sabe disso). Mesmo que você esteja tocando Metal, não corte os médios.

2. Regule a ação das cordas em sua guitarra, o que for confortável pra você, tanto faz ação alta ou baixa, regule o que for confortável para você tocar guitarra, não se atenha a padrões ou medidas pré-estabelecidas.

3. Experimente regular a altura dos captadores: nem muito perto das cordas, nem muito baixo, use seu ouvido e o dos seus amigos também para regular seu timbre, novamente: não se atenha a padrões ou medidas pré-estabelecidas.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

4. Invista em um amplificador razoável, para tocar em casa use pelo menos um de 10 polegadas. Praticamente qualquer músico ou quase todos dirão que um amplificador valvulado soa melhor do que um de estado sólido/transistorizado.

Mesmo se você não tiver dinheiro extra para gastar em um amplificador valvulado, você pode obter um ótimo amplificador híbrido (um amplificador de estado sólido/transistorizado com pré-amplificador de tubo), basta pesquisar que achará um que você possa pagar.

Aprenda como regular sua guitarra como um luthier !

5. Invista em cabos de qualidade melhores. Gastar mais do que R$ 30,00 em um cabo pode parecer loucura, mas vale a pena.

Não só eles (cabos) durarão mais tempo, como não são tão barulhentos como os cabos mais baratos. Muitos cabos são muito mais difíceis de quebrar, e vêm com garantias que permitem que você substitua-os ao invés de gastar mais dinheiro para obter novos sempre que você quebrar um.

6. Se você toca com muita ganho, use um redutor de ruído, ou corte um pouco do ganho e aprenda/utilize mais técnica, isso ajuda muito.

7. Altere suas técnicas de tocar guitarra. Onde você costuma tocar com legato, tente palhetada alternada e assim por diante, faça as coisas de um modo diferente para experimentar sensações novas.

Este texto é apenas uma referência, um ponto de partida quando nos sentimos perdidos e sem direção...

Aproveite e leia: 7 modos para praticar guitarra com eficiência !

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !