7 Passos para escolher seus captadores


Como escolher captadores para sua guitarra ?

Como eu disse anteriormente: Adoro testar equipamentos que não conheço, semana passada estava no centro da cidade (RJ) e na internet também com um amigo, ajudando-o a escolher captadores para guitarra (pickups) novos para sua Les Paul...
7-Passos-para-escolher-seus-captadores
Desta forma me inspirei a escrever o texto abaixo. Aqui estão algumas maneiras que utilizo(ei) para escolher um captador para guitarra...


Transforme o som de sua guitarra ou baixo com captadores novos
1- Preste atenção em sua guitarra ou contrabaixo. Há um monte de considerações sobre um instrumento de cordas que afetam o seu som/timbre.

Alguns têm um impacto relativamente pequeno, e outros são bastante relevantes; tais como a madeira do corpo e construção geral. No entanto, o fator mais importante que influencia o som de sua guitarra são os captadores (pickups).

Novamente: preste atenção na madeira de sua guitarra, se ela é leve, se é pesada, corpo gordo, fino, não precisa ser expert para tal. Converse com um Luthier e ele pode lhe dizer se é melhor adquirir um captador com mais brilho, mais médios ou mais graves para seu tipo de guitarra.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

2 - Pesquise as informações disponíveis sobre o captador de guitarra que deseja, saiba se o captador é indicado para rock clássico, hard rock, blues, jazz, heavy metal, trash, punk, etc... se possui timbre bem clean, distorcido, balanceado, etc...

Quais são as melhores marcas de captadores para guitarra ?
Acho que isso vai do gosto e timbre que deseja alcançar, não há uma reposta pré-definida para tal pergunta.

Utilize o gráfico do captador no site do fabricante: Agudos, Médios, Graves e Output. Isto ajuda muito neste momento, na verdade é fundamental, desta forma você já saberá o que espera de seu novo captador.

3 - Ouça demos ! Um monte delas, mesmo que você fique confuso isso ajuda muito. Evite ficar pensando em aparências, é o som da guitarra que importa ! A qualidade é o ítem mais importante dos captadores.

4 - Se você não sabe por onde começar sua jornada de compra, encontre um músico que admira ou uma banda de que goste e ouça... Ouça muito... Fazendo isso vai estreitar as chances de erro, porque quando você tem um exemplo de timbre em mente, você só precisa seguir esse exemplo.

5 - A regra geral é que os timbres mais mornos, mais altos e mais gordos são tirados com os Humbuckers. Para timbres mais brilhantes e mais finos use Single Coils.

Então quais são os melhores captadores para guitarra strato ?
Não existe esse tipo de questionamento, vai do gosto de cada um, eu substiuí os captadores de minha Tagima TG-530 Woodstock Series por dois Captadores Mini Humbucker Hot Blade da Malagoli.

Mas os captadores da Malagoli são bons ?
Não são bons, são excelentes, não devem nada aos importados e talvêz ainda sejam melhores. Palavra de quem sempre usou importados como Dimarzio Paf, Seymour Duncan JB e EMG.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

6 - Um ítem importante é se os Pickups serão Passivos ou Ativos. Captadores passivos são os captadores que a maioria de nós usa.

Captadores ativos têm uma fonte de alimentação embutida dentro da guitarra onde funcionam a partir de energia de bateria. Por causa disto, possuem um output bem mais elevado que os passivos. Abordaremos este assunto mais tarde.

7 - O ponto mais importante para se lembrar de todo o processo, porém, é que você nunca vai atingir um timbre perfeito com seu instrumento.

Tudo é o seu próprio som e tem suas próprias razões pessoais para ser desse jeito. Mesmo assim os captadores são mais de 50% de nosso timbre. Ouça, Pesquise, Converse e só depois tome sua decisão.

Vou deixar uns links interessantes (aí embaixo) da Malagoli captadores que podem te ajudar a escolher um captador de guitarra humbucker ou single coil para sua guitarra ou contrabaixo.



Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !