A corda perfeita


Como escolher as cordas corretas para a sua guitarra

Ao escolher as cordas para a sua guitarra elétrica, tenha em mente que tipo de música será tocada, e considere experiências com vários tipos de cordas para obter exatamente o timbre certo.
guitarratecnica.com - corda perfeita

Calibre das cordas:
O indicador de uma corda de guitarra refere-se ao diâmetro da mesma. Cada uma tecnicamente tem um calibre diferente. As cordas que produzem as notas mais altas ou agudas são mais finas, e as cordas que produzem as notas baixas ou graves são mais espessas como você já deve ter notado.

Um conjunto de cordas é identificado pelo diâmetro da corda mais fina do conjunto, vejamos os exemplos abaixo:

Cordas de guitarra:
 .009, .011, .016, .024, .032 e .042 - são chamadas de 09 . 

Cordas de guitarra:
 .010, .013, .017, .026, .036 e .046 - são chamadas de 010.

Isto é válido para baixistas também embora o calibre de cada corda de um Baixo seja mais espesso que o encordoamento de guitarra. Costuma-se usar cordas de menor calibre tipo 09 para estilos mais leves como Rock e Pop por exemplo, já cordas 010 em diante são mais indicadas para estilos blues, jazz e Metal.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Obs: Isto não é uma regra, mas a maioria prefere assim. Em todo o caso você deve experimentar sempre o que lhe é mais confortável e o que lhe soa melhor, aliás esta é parte fundamental: SOAR BEM !

Materiais das cordas:
Existem três tipos de cordas utilizadas em guitarras ou baixos elétricos : Niquelado, Aço Inoxidável e Níquel Puro. Todos os três tipos tem uma base de aço, mas cada um é enrolado numa fibra diferente para criar um som/timbre único.

Aço niquelado - é o tipo de material mais comum para guitarras elétricas. As cordas: D , A, e cordas: E Grave são feitas de chapa de níquel, que envolve um núcleo de aço comum. As cordas: E Aguda, B e G são feitas de um aço inoxidável de alta qualidade, mas não tem nenhum níquel envolvendo as mesmas.

Cordas de aço banhadas a níquel são resistentes à corrosão, e, normalmente duram mais do que as cordas de aço inoxidável não tratadas. O níquel reduz o ruído do dedo na corda enquanto tocamos. Ele também reduz a fricção e o desgaste, reduzindo o risco de rompimento .

Alguns músicos sentem que o revestimento suaviza o som e reduz o sustain das notas enquanto tocamos.

Aço inoxidável - cordas de aço inoxidável são mais adequados para tocar Rock. Seu som é brilhante e com bastante sustain. Estes encordoamentos são mais caros do que outras opções de cordas, mas são de curta duração .

Cordas de aço inoxidável são ásperos e tendem a produzir um alto nível de ruído no contato com o dedo e o traste.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Níquel Puro - cordas de níquel puro se tornaram populares na década de 50 e tem um tom suave e morno. Eles são mais suaves do que outras opções de cordas e produzem notas suaves e curtas, aguns dizem que se tem pouco sustain. São mais adequados para tocar Jazz e Blues.

Enrolamento das cordas:
Enrolamento refere-se à forma como o aço ou níquel é enrolado em torno das cordas mais baixas. Há três enrolamentos comuns : Roundwound , Flatwound e Halfwound.

Roundwound - é o estilo de enrolamento mais comum usado no Rock . O núcleo da corda é uma base redonda de fio de aço, com fios arredondados em torno dele.

Flatwound - enrolamento plano, é muito popular entre os guitarristas de Blues e artistas de Jazz. Um núcleo redondo é envolto no arame/fio liso, resultando em qualidade tonal muito característica a estes estilos.

Cordas Flatwound são mais caras do que outros tipos de cordas enroladas de outras formas, mas elas também são mais confortáveis para tocar por longos períodos de tempo e tem menos desgaste e ruído.

Halfwound - Cordas Halfwound , às vezes chamadas de enrolamento semi-plano , são feitos usando o processo de enrolamento RoundWound, porém, uma fiação mais pesada é usada para o enrolamento. As cordas são então lixadas para que se fiquem planas. Elas são mais raras, e mais caras do que qualquer uma das opções anteriores. Elas produzem um som que é mais brilhante do que uma corda Roundwound.

Conclusão:
Depois de selecionar as cordas para a sua guitarra, mantenha as cordas limpas e secas para aumentar a longevidade. Além disso, considere testar alguns conjuntos de cordas com características diferentes como forma de experimentar o timbre e estilo de cada tipo de encordoamento.

Obs: Não existem cordas de guitarra para iniciantes, isto não existe !

Observações:
Regular a ação das cordas define a tensão das mesmas; entenda que: cordas mais altas ficam mais tensas e cordas mais baixas menos tensas.

Tocar guitarra ou contrabaixo com ação baixa é mais confortável, porém requer maior controle - força da palhetada para que as cordas não vibrem em demasiado sendo colididas contra os trastes. Não, não é trastejar, e, sim quando você palheta muito forte causando colisão entre corda e trastes ou quando você dedilha com força seu contrabaixo.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Muito cuidado também com cordas com ação baixa em instrumentos acústicos como o violão por exemplo, acabam fazendo com o que o volume natural do instrumento fique mais baixo.

O motivo é simples: se você reduz muito a ação das cordas (abaixar), estamos reduzindo a área de vibração destas cordas em relação ao tampo e braço do instrumento.

Qual o calibre de cordas de guitarristas famosos ? Eles usam cordas 009 ou 010 ? Vai de cada instrumento e de cada um isso. Não existe regra, cada pessoa, cada instrumento, cada timbre necessita de um determinado padrão de cordas de guitarra, violão ou contrabaixo.

Guitarristas rápidos utilizam ações muito baixas como o Paul Gilbert e Joe Stump por exemplo, facilitando assim a digitação de escalas com maior velocidade. No entanto com cordas mais altas há ganho de volume e de sustain porém perda de velocidade na guitarra.

Você precisa definir qual(is) marcas de cordas para guitarra servem ou se adequam a você. Não adianta pedir pela numeração de cordas para guitarra, procure pela marca e calibre da mesma, como 08, 09, 010, peça assim na loja.

Uma ação alta requer uma maior força nos dedos para apertar as cordas e isto que atrapalha um pouco utilizar tapping e legatos, mas por outro lado melhora a vibração e sustain da guitarra ou contrabaixo.

Seguindo essas dicas, é possível obter um melhor timbre de seu instrumento, minimizando o aborrecimento e chatices que surgem no dia-a-dia obtendo um bom tone/timbre., pois é isso que importa.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !