A ordem correta dos pedais


Existe ordem correta no pedalboard ?

Uma pergunta que recebemos constantemente e está mais do que batida é:
Será que existe ordem correta para a cadeia de pedais no pedalboard ? Afinal timbre é tão subjetivo não é ? Bem; sim e não.
guitarratecnica.om - ordem correta do pedalboard

Essa questão polêmica realmente se resume a preservar a identidade do timbre que cada pedal de guitarra pode proporcionar.

Aqui está, não um guia, mas uma sequência, que parece ser o padrão seguido pelos guitarristas e pelos fabricantes de pedais e pedaleiras : 

1 - Afinador:
Afinadores parecem ser os mais lógicos para se colocar em primeiro lugar em seu pedalboard já que você precisa de um sinal não processado para a leitura correta de afinação. 

2 - Filtros:
Envelope Filter, Wah, etc... Todos os filtros são controlados dinamicamente pelo ataque do sinal puro de seu instrumento, de modo que faz mais sentido adicioná-los tão cedo quanto possível na cadeia de pedais para que eles não sejam alterados ou limitados por outros efeitos.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

3 - Compressores:
Notórios pelo aumento do nível de ruído, compressores também devem ser adicionados o mais cedo possível na cadeia de sinal.

4 - Overdrives, Fuzz e Distortions:
Uma vez que os pedais de distorção geram harmônicos (frequencias paralelas), eles devem ser colocados nessa ordem.

Alimentar os pedais de distorção com sinais modulados, pode fazer com que facilmente eles entrem em conflito com os harmônicos. A menos que você queira tentar um timbre realmente pessoal.

5 - Modulações:
É a hora de adicionar Flangers, Phasers, Chorus e pedais de Tremolo. Eles funcionam melhor após Distortions, Overdrivers e Fuzz.

6 - Reverb, Delay, Echo:
Eles são os últimos pedais na cadeia, uma vez que são difíceis de domar se colocados antes dos Distortions. Você sabe diferenciar ?

Para finalizar:
Gosto é gosto timbre é timbre. Modifique do seu jeito. 
Porém, seguindo estes passos você poderá esculpir um bom timbre / tone para o seu som.

Qual a ordem de sua cadeia de pedais de guitarra ou contrabaixo ?  

Colaboração: Jorge Vaz

Abraços a todos(as)

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !