O nervosismo tocando guitarra


Controlar o nervosismo quando diante de amigos ou platéia

Muitas pessoas tomam uma decisão inteligente e vão buscar aulas com um professor de música. A maioria dos estudantes de música se sentem nervosos em suas aulas de violão, guitarra, baixo ou qualquer instrumento, porque eles estão fora de sua Zona de Conforto, na presença de um estranho: o seu novo professor.
guitarratecnica.com - Como controlar o nervosismo
Embora o nervosismo seja considerado normal, há várias dicas e técnicas que ajudarão você a superar o seu nervosismo.O que, em contrapartida, irá resultar em experimentar um jeito mais agradável de tocar diante de outros.

1 - Pratique todos os dias, por cerca de 30-90 minutos. Isso irá ajudá-lo a dominar seja o que for que você esteja tocando.

2 - Toque com seus companheiros de banda, jam ou na frente de familiares, isso ajuda a aliviar o medo de tocar na frente dos outros, por favor não tenha medo de errar, você não está sendo julgado. Reúna uma platéia de amigos ou família para assistir. Esse grupo deve ser composto por cerca de 1 a 5 pessoas que não vão tirar sarro de você ou diminuir sua auto-estima. Detalhe: você não está tocando para eles e sim para você.

3 - Grave o seu pequeno show à frente da pequena platéia e compare-o a uma gravação de você tocando a mesma música sozinho. Procure os trechos que precisam ser corrigidos e pratique. Continue tocando para pequenos grupos até que não hajam erros, eu mesmo fiz e faço isso sempre por isso recomendo Jams com amigos.

tons-relativos-circulo-4-5

4 - Avalie seu desempenho. Grave-se sempre que puder.

5 - No dia de sua apresenteção pratique antes do show o que irá tocar, aqueça seus dedos e corpo antes de entrar em palco.

As próximas dicas eu recebi a muito tempo quando ainda fazia aulas em conservatório musical e ainda as tenho anotadas até hoje.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Então você fica nervoso no palco tocando guitarra ? Continue lendo !
  • Evite olhar para baixo o tempo todo e apenas fingir que está em seu quarto praticando. 
  • Não espere tocar perfeitamente na primeira vêz, vai levar algum tempo. 
  • Todo mundo fica melhor com a experiência ! Jam, Jam, Jam... 
  • Olhando para os olhos do público poderia motivar-lhe a rir, (acontece comigo) e assim, estragar a música, então basta olhar sobre o público, para o fundo da sala, para a multidão... Parecerá que o seu olhar é para eles, mas tudo que você vê é o que você toca. 
  • Tente concentrar-se na música , se você não consegue se concentrar ou executar, tente imaginar que você está em um ensaio. 
  • Use sua respiração o máximo que puder. 
  • Visite o local do show com antecedência se puder, visite o maior número de vezes que conseguir, desta forma não será mais um local estranho. 
  • Depois de um tempo isto tudo acima passa a ser controlável. 
Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Você possui alguma técnica para não ficar nervoso tocando guitarra ao vivo ? Conta pra gente !

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !