13 dicas que farão você soar como um profissional


Por que soar bem na guitarra é tão importante ?

Por que nós tocamos para os outros. Hoje eu não tenho mais a paciência que eu tinha para ensinar guitarra do que quando eu estava iniciando meus estudos no início dos anos 80.
13-dicas-para-soar-como-profissional

 Mesmo assim gosto de compartilhar minha experiência com todos. Afinal, pra que guardá-la só pra mim ? Lembro dos recursos serem escassos, e de ficarmos (eu e meu irmão) em frente ao tape deck para ouvirmos e tirar músicas desde Hendrix, The Police a Van Halen, eu gostava e ainda gosto de quase tudo...

Nos anos 60 e 70, Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Yardbirds, David Bowie, etc... dominaram o cenário musical. O que estas bandas tem em comum ? Raízes em Blues, escalas Pentatônicas oriundas do Blues, progresssões baseadas em Blues e Blues como sua base principal. Isso é Renascimento ou Reinvenção ?


"13 DICAS QUE FARÃO VOCÊ SOAR COMO UM PROFISSIONAL"


1 - ESCALA PENTATÔNICA:

Explore a escala pentatônica maior e menor sobre todo o braço de seu instrumento. Estude como a escala maior se liga a menor e vice-versa.

2 - MODO DORIAN:

Aprenda também o modo Dorian (escala menor) o segundo grau da escala maior (Ionian) - acho que é a segunda escala mais usada no rock.

3 - TABLATURAS:

Use Tablaturas para copiar/inspirar-se em licks de outros músicos. Um dos métodos mais divertidos de melhorar suas habilidades tocando está em aprender a tocar licks ou frases favoritas de outros músicos. A internet está cheia de tablaturas que você pode usar para tocar exatamente o que seus ídolos tocam.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

4 - EXECUÇÃO:

Execute perfeito: certifique-se de executar exatamente bem os bends, vibratos, etc... Transponha os licks para outras tonalidades, transponha para outras escalas, muitas vezes me surpreendo como um lick ou fraseado de guitarra pode soar bem ou mal em outras escalas.

5 - METRÔNOMO VS TEMPO:

Toque os bends e vibratos no tempo também, essa parte precisa ser bem treinada.

6 - ACORDES:

Memorize alguns acordes maiores e menores para usar em suas bases e conjugue-os, isso fará muita diferença em sua música e modo de tocar, pois tocar a música inteira com o mesmo acorde não é nada bacana. Explore as sonoridades/tonalidades de cada um mesmo que só conheça os 7 acordes mais básicos: C, D, E, F, G, A e B e conjugue-os através de chaves (keys) por exemplo: I - IV - V, progressão de acordes mais conhecida no mundo todo.

ebook-31-acordes-essenciais

7 - TREINE OUVINDO:

Embora tabs sejam fáceis de lêr e permitem que você aprenda músicas rapidamente, não é tão benéfico para o seu crescimento como tirar algumas partes de ouvido. Tirar trechos de ouvido, obriga você a ouvir a sonoridade do que é executado.

Pode parecer difícil e antiquado, mas ainda é o melhor modo de treinar o ouvido e cérebro ao mesmo tempo, mesmo que não tire corretamente o que está ouvindo.

O principal objetivo neste modo é treinar a transposição do que seus ouvidos ouvem e seu cérebro interpreta, são duas coisas diferentes ! Ninguém nasce sabendo, treine ! O bom de aprender é continuar sabendo que se sabe muito pouco ainda !

8 - SIMPLICIDADE:

Não tente complicar o que é simples, BB King utiliza muito a técnica de somente duas notas, Eric Clapton é conhecido como Slow Hands, Yngwie Malmsteen toca rápido mas soa muito bem... Não adianta ser muito veloz se não soar bonito e não pudermos entender a música ou frase tocada.

9 - ABAFAMENTO:

Abafe as cordas ou notas que você não está tocando. Melhore seu tone.

10 - PALM MUTING:

Melhore seu Palm Muting também, mas nem tudo é abafado com palm muting use a mão da escala também, leva bastante tempo mas você conseguirá, não existe atalhos para soar bem.

11 - USE FÓRMULAS:

Se espelhe em seus ídolos: a fórmula está pronta e ainda funciona.

12 - USE SEU CÉREBRO:

Sinta o que você toca, mas seja racional por dentro quando tocar - isso é muito importante.

13 - BASES DE GUITARRA:

Não esqueça de aprender bases. As bases de blues são ótimas para desenvolvimento de tempo e aprender acordes básicos. Ah... não se esqueça: use um metrônomo e bata o pé junto com os bits !
    MP3-Audio-Drums-Kit
    Conheça o MP3 Audio Drums


    Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

    Recomendado para você !