A arte da Improvisação


Improviso ou Planejamento ?

Quem toca algum instrumento sabe bem que improvisar não é fácil. O bom improviso costuma ser resultado de muito tempo praticando e estudando, e nem tanto como parece ser só inspiração de momento.
a-arte-de-improvisar

Muitos acham que aqueles improvisos maravilhosos ao vivo que soam como os melhores improvisos do universo, são uma habilidade nata, que a pessoa nasceu com aquela habilidade e só alguns tem...

Só consegue improvisar bem quem estudou e conhece as escalas de guitarra, contrabaixo ou violão, domina todas as variáveis musicais em torno do tema tocado, que adotaram o projeto de educação musical em suas vidas e pratica várias vezes a mesma coisa até soar bem em sua guitarra, violão ou contrabaixo, com a maior paciência possível.

Na verdade; improviso é o resultado de muito estudo, prática e planejamento, e é isso que nossos ídolos sempre fizeram: Planejaram, Estudaram e Praticaram...

Foi ouvindo discos de rock que muitos aprenderam a tocar guitarra e a improvisar na música de forma quase auto-didata. Se você não tem muito tempo para praticar e estudar, se reorganize para tal, sei que a maioria de nós têm outros trabalhos e/ou atividades, mas vamos procurar mantêr uns dois ou 3 dias da semana para praticar e estudar.

"Baixe uma planilha excelente para organizar seus estudos musicais"

(Baixe o Plano Para Praticar Grátis)


Use um metrônomo para todo o seu tempo de prática, deixe-o ligado direto. Treine devagar e depois vá acelerando, isto leva dias ou meses, tem frases que eu já pratico a cerca de 2 anos e acho que ainda não soa como eu gostaria, sempre estou revisando o que toco, pode ser velho pra mim mas não para outras pessoas.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?
Use o MP3 Audio Drums para suas sessões de prática ou um metrônnomo simples, mas não deixe usar um, é essencial.

Aprenda mais escalas, acordes, licks, tudo que puder, e treine. Treine no seu tempo, afinal ninguém quer ser um robô, ou quer ?

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !