RAT Distortion


Um pedal de guitarra que merece destaque e respeito

Um dos pedais que mais usei em meu pedalboard foi o RAT Distortion, usei outros também, mas o RAT sempre foi muito marcante, apaixonante e versátil, sempre me traz excelentes recordações de timbres que eu adoro até hoje. Engraçado é que não o comprei, um amigo trocou este pedal com um cara por um relógio e depois eu comprei por um valor muito irrisório na época, estava muito cacarecado mas funcionava muito bem. Mas vamos ao que interessa : Entender a importância deste pedal....
guitarratecnica.com - RAT Distortion

O Pro Co Rat foi criado entre 1970 e 1978, e foram criados somente 12 deles naquela época, pois eram feitos manualmente um a um. Em 1979 começaram a produzir em larga escala, e nos anos 80 este pedal esteve no board de quase toda o cenário Rock.
Só para se têr uma idéia de quem usa ou já usou RAT: Jeff Beck, Kurt Cobain, Andy Summers, Jerry Cantrell, David Gilmour, etc... ah, já ia me esquecendo: até James Hetfield do Metallica...

Este pedal realmente é muito versátil, inclusive usando-o como Booster para amp ou Booster em outro pedal para solos. Baixistas (Contrabaixistas) também fazem uso deste excelente pedal.

Em 1970 o Fuzz Face dominava a cena totalmente, pois era o pedal que Jimi Hendrix usou largamente e todos queriam aquele timbre distorcido e rasgado.

Os criadores do RAT queriam criar algo novo, alternativo, mais distorcido, porém mais limpo que um Fuzz Face e com controle de tonalidade, pois daí você poderia acertar detalhes de tones no próprio pedal, algo que o Fuzz Face não fornecia.

Lembrem-se que o Fuzz Face só tinha dois potenciômetros: VOLUME e FUZZ, logo: o timbre principal era no Amp; se quisesse mais graves teria de ajustar no amp, mais agudos ? a mesma coisa.

Eu me acostumei tanto com isso também que não consigo largar este modelo: Timbrar o Amp e depois fazer pequenos ajustes nos pedais que uso até soar do jeito que quero. Isso também tem uma vantagem: não importa o lugar que você vá tocar e o amp que você usará, você sempre encontrará um timbre bem próximo ou razoável ao que deseja.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

No início os RAT´s eram feitos sobre encomenda, era um pedal pintado a mão grosseiramente sem maiores pretensões; somente algum tempo depois, começaram a produzir em larga escala tal qual o que conhecemos hoje em dia.

O RAT usa o mesmo esquema do Boss DS-1 Distortion, embora existam grandes diferenças entre os dois circuitos, a essência destes pedais é a mesma. Repare que o Rat vira um Fuzz ao final e o DS-1 vai no mesmo caminho, Distortion no início e Fuzz ao final ! Mesmo assim, apesar de serem pedais semelhantes, ao mesmo tempo são bem diferentes em suas texturas.

Desde de 1978 nunca alteraram o layout do Rat que era: Caixinha preta, Pots de Distortion , Tone e Volume.

observação: em 2008 a produção se mudou para a China, isso mesmo meus caros, produzido por CHINESES.


Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !