22 dicas que eu gostaria de saber

Você precisa soar bem, isso faz toda a diferença !


Se você fica trancafiado em um quarto parecido mais com um porão por longas horas por dia com um metrônomo e um livro de teoria e prática (tortura) em suas mãos, você vai perder a paciência com tudo isso muito rápido. Soar bem requer um conjunto de habilidades um pouco mais diversificado do que está nos livros.

22 dicas sobre guitarra
22 dicas que eu gostaria de saber quando comecei a tocar
Isso não quer dizer que para alcançar um nível de tocabilidade bom e soar bem você necessite de uma vida de monge. Em primeiro lugar, não se preocupe com o talento isso é bobagem. O que você precisa fazer é se concentrar em soar bem mesmo que tocando sozinho - isso é importante.

1. Renovar:
Entrar em um território desconhecido é a chave para fazer suas sessões de treino ou prática um sucesso. Tente introduzir um novo conjunto de acordes, uma nova afinação ou tonalidade, mude alguns padrões da sua rotina a cada semana. Se não souber como fazer isso procure um professor que lhe ensine.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

2. Cantar:
Antes de você tocar uma fraseado ou solo, tente cantá-lo ou assobiar. Você vai saber se ele vai ser bom ou não, na hora.

3. Rítmo:
Abafe as cordas com a mão que segura o braço da guitarra de forma que elas (cordas) não soem, e, você consiga produzir scratchs. Dispare o metrônomo e tente ser percursivo com a palheta, tocando batidas/strums quase como se tocasse um tambor, tente ser rítmico como uma bateria é.

4. Dinâmica:
Para trabalhar sua dinâmica, use o que está treinando acima no ítem: 3. Rítmo, tente acentuar e controlar as batidas fortes e as batidas suaves, inclusive com notas singles.

5. Máscaras:
Tente usar poucos efeitos enquanto aprende ou treina estas coisas, você precisa entender bem o que está se passando da forma mais crua possível.

6. Relaxar:
A coisa mais importante para se lembrar quando você está tentando melhorar é relaxar. Não se contorça tocando. Pratique por cerca de meia hora, faça uma pausa e volte. Recomece depois de alguns minutos. Saia de frente da TV quando for praticar, você precisa se concentrar no que faz, afinal você está estudando ou não ?

7. Sensibilidade:
Toque violão, há alguma coisa em tocar violão que faz-me pensar sobre músicas. Se você trabalhar isto, suas músicas soarão muito melhor pois você vai se tornar mais consciente de como os outros instrumentos poderão se encaixar. De volta a guitarra, essa consciência vai ajudá-lo a tocar mais conscientemente e consistentemente musicalmente.

8. De pé:
Tome cuidado com isso, se você pratica somente sentado, notará que quando tocar de pé não conseguirá executar o que praticou sentado, pois os angulos mudaram. Suas mãos não estão na posição que você praticou sempre. Descobri isso da maneira mais difícil. Eu ainda pratico sentado quando estou decorando, mas quando treino, sempre fico de pé. A não ser, é claro, que você use sua guitarra quase no queixo.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

9: Expandir:
Expanda tudo que você sabe em outras tonalidades, escalas, licks, fraseados, acordes, tudo !

10. Mover:
Quando estiver de pé, mova-se tocando, se você tocar parado em um palco, não será nada agradável para quem lhe assiste.

11. Alto:
Toque tão alto quanto puder (cuidado com os ouvidos, não exagere) aprendi da pior forma que tocar guitarra em volume baixo faz-nos adquirir péssimos hábitos e erros. Tocando em volumes baixos você não consegue escutar suas imperfeições, também não consegue fazer soar bem quando for para estúdio ou tocar alto em uma banda, você precisa fazer sua guitarra soar bem estando seu volume alto.

12. Desafiar:
Toque com outras pessoas que estão mais avançadas musicalmente que você. Com certeza eles te ajudarão a progredir mais rápido. Não tenha vergonha de perguntar.

13. Solar:
Pense em um solo de guitarra como um parágrafo. Você precisa de um ínício, meio e fim. 

14. Bends:
Um dos exercícios mais úteis que eu treino são os bends. São exercícios muito exigentes porque você precisa entonar as notas corretamentes para se alcançar outras notas da escala. Convenhamos: bends mal feitos som muito mal aos ouvidos.

15. Perfeição:
Não se preocupe com perfeição total. Em vez disso, coloque seu sentimento em cada nota, seja  ele agressivo ou amável. Não existe música perfeita, mas sim, músicas que nos agradam.

16. Leitura:
Leia mais, não estamos falando de partituras ou tablaturas, lêr aguça o cérebro em várias direções que nós mesmo desconhecemos.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

17. Gravar:
Grave-se tocando, no palco você pode estar soando muito bem, mas escute uma gravação sua e notará muitas fallhas que podem ser consertadas rápidamente.

18. Captadores:
Para equilibrar seus captadores, ligue a sua guitarra em alguma "coisa" com medidores de nível, toque cada corda individualmente e ajuste a altura do captador até o nível que cada corda atinja o mesmo ponto/nível nos medidores.

19. Ganho:
Algumas vezes, alto ganho pode soar muito confuso, sempre procure ouvir o que seus companheiros de banda pensam sobre seu tone/timbre, muito ganho gera compressão e muita compressão gera perda de dinâmica.

20. Efeitos:
Procure usar seus efeitos sutilmente, você não precisa demonstrar por exemplo que usa Phaser ou Chorus colocando-os no máximo, seja sútil, vale a máxima: mais é menos e menos é mais.

21. Base:
Para se tornar um melhor guitarrista em suas bases (e solos), você deve prestar atenção e ouvir o baterista.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

22. Moderação: 
O excesso em alguma coisa sempre está errado, se está praticando 8 horas por dia, provavelmente está sendo improdutivo. Não se preocupe não gaste mais tempo se preocupando com o que é que você deveria estar fazendo, ao invés de apenas fazer o que tem de fazer. 

Espero que como no passado estas dicas me ajudaram bastante, as mesmas sejam de algum proveito para você, talvêz não todas, mas algumas .

Obrigado pela visita !
Persistência é uma arte e precisa ser praticada também !

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !