Delay ou Echo - Digital ou Analógico


Este Delay ou Echo é Digital ou Analógico ?

Na loja, não sempre, mas quase sempre, somos perguntados sobre: Este Delay ou Echo é Digital ou Analógico ?
LEV EFEITOS - Echo ou Delay Analógico vs Digital
Um echo ou delay digital:
necessita conversão de analógico para digital, o sinal é manipulado por meio de algorítmos no caso de echos ou delays simples sem muita complexidade, e reconvertido para sinal analógico.

Dependendo da quantidade de memória do chip e tipo de conversão, você pode ter mais ou menos tempo de delay ou echo. Uma característica do padrão digital em sua maioria é a alta fidelidade, o som "cristalino" para alguns, e para outros: um som sem vida e duro !

A vantagem em ser digital é que a forma de armazenamento (memória) deste tipo de processamento é mais barata, duradoura e permite delays ou echos com tempos maiores.

Imaginem o tamaho de um echo ou delay analógico de fita, com certeza o peso e tamanho iriam ser um empecilho tremendo em seu pedalboard.

Um echo ou delay analógico:
manipula um sinal analógico o tempo todo, não há conversão nenhuma. O Sinal entra analógico, é manipulado analógicamente, e sua saída continua sendo analógica.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Os mais comuns em forma de pedais usam CI's ou chips BBD's. Por ser uma tecnologia que oferece pouca fidelidade, limitada resposta de frequências e de dinâmica, seu tone/timbre é menos claro e definido, porém mais quente e redondo (para alguns é claro).

A diferença mais forte entre Echos ou Delays digitais em relação aos analógicos, é que nos digitais o sinal é convertido em um número binário e armazenado em um chip de memória ram.

Isso não constitui um problema, porque a maioria  dos processadores atuais trabalham entre 24 a 32bits, o que é mais que suficiente para processar estas informações.

Novamente há a questão de gosto, há quem goste de tons analógicos e quem não goste, há quem goste de tons digitais e quem não goste. O mais importante disto tudo é: escolher o som que lhe agrada mais e curtir bastante o seu pedal.

Esta matéria poderia ser muito maior, mas acho que não vale a pena alongar tanto, espero que ajude a elucidar algumas questôes na hora de se decidir por um Echo ou Delay analógico ou digital.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !