Tru-Strobe Pedal Tuner

Análise / Review do pedal afinador para guitarra, contrabaixo ou violão, Planet Waves Tru-Strobe Pedal Tuner.


1- Facilidade de uso:
Se um músico vem tocando há um ano ou 100 anos, uma das ferramentas essenciais em sua caixa de ferramentas (pedalboard) é um afinador bem confiável. Repare bem que qualquer guitarrista ou baixista razoáveis sempre possuem um afinador pois não dá pra confiar apenas nos ouvidos.

O Tru-Strobe é um pedal afinador muito fácil de usar, Por padrão, ele é definido para reconhecer a afinação padrão em A440.

Você pode conectar este pedal em uma fonte padrão de 9V ou a uma bateria de 9v no compartimento embaixo/interno da chave liga desliga do pedal.

Planet-Waves-Tru-Strobe-Pedal-Tuner
Planet Waves Tru-Strobe Pedal Tuner
Você pressiona o pedal para ativar o afinador e ele efetua o mute do sinal, assim você pode afinar sem incomodar os outros músicos ou platéia em um show.

O Tru-Strobe usa um display bem visível em formato de círculo, onde a freqüência que você está tentando alcançar gira bem rápido e quando está mais próximo da afinação o círculo vai parando até parar por completo ficando estático. Embora seja um efeito legal de se ver, tenho que admitir que eu achei desconfortável no início comparando a afinadores lineares que tenho usado ao longo dos anos.

É preciso uns 5 minutos para você se acostumar ao strobe.

O Planet Waves Tru-Strobe Tuner Pedal suporta o BFTS ("Buzz Feiten Tuning System"), bem como inclui presets para afinações baixas, tornando este, um afinador muito útil e preciso para as pessoas que tocam com várias afinações, ou possuem várias guitarras no palco com diferentes afinações, tocadores de metal que alternam entre Drop C, Drop D e Standard dependendo da música podem realmente apreciar este afinador.


2- Som/Tone/Timbre:
O Tru-Strobe afirma ser true bypass, e certamente soa como um. Eu não notei nenhum ruído, perda ou acréscimo de qualquer sinal quando testei com meu set de pedais. Não reparei também nenhum clique audível ou estalos no amplificador.

Mais importante ainda; eu achei a precisão da afinação muito perfeita, isto me impressionou bastante. Uma vez que você se acostuma com o display de exibição no pedal você se sente muito confortável como se tivesse este afinador por um longo tempo ou nunca tivesse usado outro.

3 - Confiabilidade e Durabilidade:
A caixa de papelão (externa) do Tru-Strobe é pequena. Quando você puxa o pedal, você perceberá que ele é bem pesado com quase 650g, bem como a qualidade de fabricação bem sólida. Eu seria capaz de pular em cima deste pedal algumas vezes sem causar qualquer dano a ele. Com certeza levaria-o ao vivo sem preocupações.

Especificações:
Peso: cerca de 650g
Carcaça: Metal Cromado Escuro
Jacks: Metal
Chaveamento: True bypass
Medidas: 5,0 x 6,0 x 11,0 = AxLxC
Controles:  on/off
Alimentação: Bateria ou fonte de 9v

4- Impressão geral:
O pedal é muito bonito, confiável e com afinação muito precisa. Provavelmente se você der uma olhada no minúsculo manual o mesmo informa sobre passar pelo menos 5 minutos testando e conhecendo o pedal paea se acostumar com o Strobe (display em círculos).

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

O display é visível até com luz direta sobre ele. Não se preocupe com ambientes claros, você não vai precisar de óculos também. Este é um afinador profissional que compete lado a lado  com outros afinadores profissionais.

Vídeo comparativo:


Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Recomendado para você !